O PAPEL DO INSPETOR ESCOLAR
NO PROCESSO DEMOCRÁTICO
Érica Giaretta Biase
– Pedagoga e
Mestre em Educação/UNICAMP –
A Inspeção Escolar está ligada a vários fatores que contribuem com o processo democrático da comunidade escolar. Evidentemente, nem sempre foi assim. A própria expressão lingüística nos remete à história, desde o Brasil colonial, de que o ato de inspecionar nos lembra o ato de fiscalizar, observar, examinar, verificar, olhar, vistoriar, controlar, vigiar…
Porém, atualmente, a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretárias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sócio-político.
Neste sentido, o Inspetor Escolar trabalha estreitamente com a gestão de pessoal. Está sempre preocupado com a veracidade e atualização da escrituração e organização escolar para proporcionar segurança no processo de arquivos e no futuro, próximo e até cem anos, esteja resguardada para servir de acervo de pesquisas históricas ou da situação funcional dos servidores que almejam a aposentadoria.
Isto acontece, inclusive, com os documentos informativos da vida escolar dos alunos. Em qualquer tempo, as pessoas poderão procurar a sua instituição escolar de origem para requerer um novo documento, Histórico Escolar, por exemplo.
O Inspetor Escolar está sempre imaginando as possibilidades do futuro, pois não se sabe quando alguém que conhece e trabalha na instituição Escolar ainda estará ou nem se lembrará das situações, casos ou momentos ocorridos; ou seja, as equipes de trabalhos estão sempre se renovando e acaba necessitando de uma Escrituração dos fatos, ato na Organização escolar muito bem definida para resguardar a integridade de todo arquivo (Atas, Diários de Classe, Fichas individuais e entre outros).
Inclusive, como o Inspetor Escolar está sempre em contato com as comunidades escolares e tem um papel importante na comunicação entre os órgãos da administração superior do sistema e os estabelecimentos de ensino que o integram, “volta-se para : organização e funcionamento da escola e do ensino, a regularidade funcional dos corpos docente e discente, a existência de satisfatórios registros e documentação escolar…”(RESOLUÇÃO 305/83).
Por isso, este profissional, como prática educativa, se torna um importante agente político e de caráter pedagógico do sistema, pois poderá sugerir mudanças de estratégias nas decisões dos órgãos do sistema para promover uma implementação organizacional mais ampla e democrática para garantir acesso de toda sociedade nas Instituições Escolares, ao conhecimento e à cultura.
Pensando nisso, os estudos e aplicação das normas do Sistema observadas pelo Inspetor Escolar, o faz posicionar diante de uma pragmática de educação, sociedade, modelos de organização e funcionamento, prática pedagógica e valores das práticas de conscientização e discussões.
As ações do Inspetor não se limitam, evidentemente, apenas nas aplicações de normas, mas, também, nas ações de revisão ou mudanças na legislação, numa perspectiva crítica adequada à realidade social a que se destina, dando conhecimento à administração do Sistema das consequencias da aplicação dessas mesmas normas.
Sob o ponto de vista Ideológico, o Inspetor Escolar quando age criticamente nos aspectos educacionais no momento da aplicação da legalidade pode contribuir nas reformulações das leis, fazendo o legislador legislar sob o ponto de vista do ato de educar. Ou melhor, o Inspetor converte o conteúdo ideológico da legislação do ensino em diretrizes capazes de orientar a ação dos agentes do Sistema. Por isso, é um agente Político.
Portanto, o papel do Inspetor Escolar no processo democrático é de fundamental importância social sob o ponto de vista educacional, pois se torna os “olhos”, a presença ou a representação, a ação do Estado ou do órgão executivo e Legislativo “in loco”, nas Instituições de Ensino. Inclusive, por causa da aplicação das normas que podem ser verificada a sua adequação na práxis operativa do Sistema Educacional.
Por fim, o processo democrático, na função do Inspetor, é captar os efeitos da aplicação da norma com o objetivo de promover a desejada adequação do “formal” ao “real” e vice-versa com uma função Comunicadora, Coordenadora e Reinterpretadora das orientações e informações das bases do sistema.
Referências:
BARBOSA, Maria Rita Leal da Silveira. Inspeção Escolar: um olhar crítico. Ed. Composer Ltda, 2008.
MINAS GERAIS. Resolução SEE Nº 305 de 29 de dezembro de 1983.
MINAS GERAIS.Parecer CEE nº 794 de 29 de dezembro de 1983.
Oi… Eu estive por aqui e estou te desejando FELIZ NATAL….
É bom está percebendo as novas diritrizes da função de inspeção escolar.
Muito bom seu site….
Oi passei por aqui e interessei-me pelos seus assuntos sobre o Inspetor Escolar. Estarei prestando concurso para esta função.Também sou Pedagoga atuando em várias modalidades de ensino e em diferentes redes de ensino.Espero vol tar trazendo b oas notícias.Feliz 2011
Excelente site
Serra Toureiro,
Espero que tenho contribuido. E, aguarde por mais atualizações.
Um abraço…
Obrigado!
Manoel Filho,
Espero contribuir para o processo de formação profissional da Educação…
Um abraço…
É uma pena que nossos Inspetores muitas vezes se tranquem nas secretarias e salas da direção. Não estão IN LOCO de verdade. Conhecem da escola espaços confortáveis. Não se mostram para a equipe escolar como um apoio. Gostaria de conhecer a Inspetora de minha escola e suas propostas para um avanço pedagógico e administrativo….
Sra. Juliana…
Antes tudo, peço-lhe desculpas por ter visto o seu comentário somente agora. No entanto, concordo com você em partes. Para eu comentar algo mais sobre o assunto, eu preciso saber se você atua na rede Municipal (qual cidade?) ou Estatual (Minas Gerais, por exemplo?), pois eu conheço as duas realidades dos trabalhos de INSPEÇÃO ESCOLAR (Uberlândia/Minas Gerais).
De inicio, eu percebo uma certa perplexidade inicial do seu comentário, no que diz respeito ao trabalho do Inspetor Escolar. Evidentemente, entre todas as classes de profissionais, existem várias personalidades comprometidadas com o trabalho. Na verdade, há muitos Inspetores com experiência (não preciso dizer que me incluo entre eles) de muitos e muitos anos em sala de aula. Talvez, alguns Professores, antes mesmo de serem Inspetores, podem ter atingido a Excelência e o Sucesso em sala de aula e acreditaram que poderiam, ainda, contribuir para melhorar o Sistema Educacional, de Ensino… É importante lembrar que não podemos confundir as funções exercidas pelos profissionais nas Instituições Escolares.
Além de tudo, em uma Unidade Escolar, quem é o administrador da Escola? Inspetor?! NÃO!!! E, quem dá aulas? Inspetor?!Também não… Então, qual seria o verdadeiro papel do Inspetor Escolar na Instituição de Ensino? No ano passado (2010), saiu uma nova Resolução sobre o assunto (para o Estado de Minas Gerais), salvo se eu não estiver enganado[…]. Contudo, no artigo 4º da Resolução 305/1983 que dispõe sobre a Inspeção de Ensino de 1º e 2º Graus; o que já é um bom começo para que se conheça as Funções do Inspetor Escolar.
Por fim, de qualque forma, eu preciso saber um pouco mais sobre a sua pessoa e discutir/desenvolver mais sobre o assunto para não deixar eventuais dúvidas sobre aspectos Educacionais e do trabalho do Inspetor Escolar.
Um abraço!!!
Boa tarde,
quero comprar o livro: Inspeção Escolar: um olhar crítico,mas não consigo encontra-lo em nenhum site.Você pode mim ajudar?Pois estou fazendo pós- em inspeção escolar e estou com muita dificuldade em encontrar livros que abordem o tema
Cláudia, Boa Noite!!!
É, realmente, você não irá encontrar em algumas livrarias. Tente encaminhar email diretamente para a autora (MARIA RITA LEAL SILVEIRA) e você e ela combinal a melhor forma de adiquirir. O email dela é o seguinte:
MRLSILVEIRA@YAHOO.COM.BR
Caso vc não conseguir entrar em contato com ela, mande mensagens novamente que eu encaminho seu endereço para ela pessoalmente.OK!!!
Bom Trabalho!!!
gostei do material
Boa tarde!
Meu nome é Veraci, trabalho na secretaria de uma escola estadual na cidade de Contagem-MG, sou bacharel em Administração, estou fazendo pós em inspeção escolar e preciso de um tema para fazer um artigo. Ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar.
Obrigada,
Veraci
Boa tarde,
tenho graduação em pedagogia e recebi um convite de contrato para trabalhar como inspetora escolar pela prefeitura de uma cidade do interior porém minha habilitação é em Supervisão Escolar, gostaria de saber se posso trabalhar com inspeção escolar (contrato) pois meu interesse e disposição para vestir a camisa da vaga é enorme.
Já fiz diversas pesquisas, inclusive em editais de concursos e vi que em alguns restringem como requisitos básicos a habilitação e ou especialização em inspeção enquanto outros acrescentam as possibilidades de supervisão escolar e administração escolar.
Por isso resolvi vir na fonte e pegar as informações precisas.
Na esperança de obter um retorno aguardo ansiosamente e desde já agradeço a atenção.
Um abraço,
Luise
Luise..
Boa Noite!!!
Eu não sei onde (cidade) pretende atuar, mas se o local for uma Instituição SÉRIA, vai depender do Edital de contratação. Por exemplo, Uberlândia NÃO contrata o profissional INSPETOR ESCOLAR sem que o mesmo tenha pós-graguação, ou habilitação e mais tempo de experiência em Licenciatura para exercer a função. Conforme a LDB (LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996) em seus artigos 64 e seguintes explica que o profissional tem que ser habilidado, seja em graduação com habilitação (regime antigo) ou em pós-graduação (artigo 64 LDB), como você mesma já observou. Então, para se garantir, é melhor fazer uma pós-graduação… só para garantir.
oi sou professora de formação,mas sempre fui fascinada por este mundo da inspeção escolar, atualmente tive a oportunidade de começar a devolver essa função como (cargo comissionado) no meu trabalho ( secretaria municipal) estou muito anciosa para aprender normas ,regras básicas regras gerais, e tudo mais que possa me trazer um bom desempenho,bem como ter prazer na função que me foi confiada, já que trata-se de uma coisa ( área)que sempre mim despertou curiosidade e fascionio dentro do magisterio… bom! quais são suas dicas para quem estar começando;manda através de email para mim eu só tenho a agradecer . um abraço!
olá , estou ingressando na função de inspeção escolar e preciso saber como me inteirar mais sobre o assunto . vc pode me ajudar … por favor envie por email.
Veja também, e estude os conteúdos do blog:
inspeduc.blogspot.com.br
Boa tarde, queria eu saber como é o verdadeiro papel de um inspetor.
Veja também, e estude os conteúdos do blog:
inspeduc.blogspot.com.br
olá estou entrando em um curso de inspetor escolar e gostaria de algumas dicas para execesse bem esse curso, quero aprender de tudo um pouco, adorei seu site, meu nome é Damiana moro no Rio Grande do Norte.
Damiana Dantas…
Para começar, visite o síto: inspeduc.blogspot.com.br , para entender alguns caminhos…
Inclusive, ‘de cabeçeira’ tenha sempre em mãos, e em constante leituras de: LDB, ECA, LEGISLAÇÃO DE PESSOAL(de acordo com a instituição que for atuar, verja por exemplo, Lei organica de Uberlândia – não é o seu caso -: Lei Complementar 040 de 05 de outubro de 1992…)
Olá Edivânio Avila, gostei muito do seu site amei os comentários que vi, porém fiquei com muitas dúvidas. Sou uma pessoa com formação simples apenas concluí o ensino médio, participei de um concurso público para agentes de organização escolar e passei, no momento estou em processo de admissão, pra ser sincera eu não tinha noção de quão grande é a responsabilidade da pessoa com essa função, eu quero mesmo vestir a camisa da escola de um modo geral, mas depois de ver os comentários no seu site tenho medo de não estar educacionalmente capacitada para o cargo. O que eu posso fazer para ser uma boa Agente de Organização Escolar? Espero que possa me ajudar, um grande abraço.
Márcia de São Paulo, 05/05/2013.
Marcia Silva…
Tudo bem???
É o seguinte… eu gostaria de saber qual é a atribuição do ‘AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR’. Conforme você disse, entendi assim, o concurso exigiu apenas o ensino fundamental… Estou certo?!
Neste caso, para a investidura para o cargo de INSPETOR ESCOLAR, já extinto em alguns estados, mas está com outra nomeclatura como: ‘AUDITOR EDUCACIONAL’ ou, em alguns casos, ‘ANALISTA EDUCACIONAL’ .
Resumindo: O Inspetor Escolar é um ‘Advogado’ da Educação, pois concentra-se com os principios legais, lida com a legislação a todo momento…
Então, para assumir o cargo de INSPETOR, atualmente, deve-se ter Pós-graduação em INSPEÇÃO ESCOLAR, conforme orienta o artigo 64 da LDB 9394/96.
Um abração Uberlândense…